3 ETAPAS SIMPLES PARA CRIAR NOVOS HÁBITOS
- Faby Ferreira
- 22 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de abr. de 2023
Vamos falar sobre a formação de novos hábitos?

Então, todos nós temos alguns momentos ou fases em nossas vidas em que intencionalmente desejamos mudar nosso comportamento e criar novos hábitos em busca de maiores resultados.
Algumas pessoas desejam adquirir o hábito de se alimentar melhor em busca de uma vida mais leve, mais saudável e em alguns casos buscando perder alguns quilinhos indesejáveis.
Já outras, podem buscar criar o hábito de se exercitar, fazer algum tipo de atividade física, ou essas mudanças também podem estar relacionadas ao trabalho, relacionamento ou conquistas pessoais.
E existem muitas áreas da nossa vida que poderiam nos dar mais resultados e facilidades se passássemos a criar novos hábitos que possam nos impulsionar a essa melhoria.
Adquirir o hábito de fazer algo geralmente é mais fácil falar do que fazer, né verdade? Porque as vezes dá aquela sensação de que é mais fácil adquirimos maus hábitos do que adotar bons hábitos, o que parece um tanto desafiador.
E pensando por esse ângulo, para facilitar esse desafio, vamos analisar o processo de desenvolver novos hábitos e dividi-lo em um processo de três etapas que irá facilitar o acompanhamento até que internalizemos esse novo comportamento e o tornemos um verdadeiro hábito, algo que fazemos de forma automática sem ter que pensar como, por exemplo, escovar os dentes.
Primeira Etapa: Decida o que você quer fazer
O primeiro passo é decidir o que você deseja que esse novo hábito seja. E para isso você precisa ser o mais específico possível. Não diga a si mesmo que você deseja se exercitar mais, pois você precisar ser mais específica tipo: mais quanto? Que atividade irá implementar em sua rotina para se exercitar? Quantos dias na semana irá se comprometer com essa atividade? Quantos minutos por dia?
Você precisa ser bem especifica, dizendo a si mesma, por exemplo: “Eu vou fazer uma caminhada de 30 minutos todos os dias".
Decidir qual será o seu novo hábito e se comprometer com quando, quanto e como você o fará, é praticamente metade da batalha.
Segunda Etapa: Lembre-se de fazê-lo
Os próximos dias serão tranqüilos, você vai estar disposta, motivada com sua determinação e animada para fazer isso. Mas e os dias seguintes? Como você irá encarar esse novo hábito? Será que isso vai ser um problema ou algo difícil?
Se você não mantiver o foco na importância que esse novo hábito tem mediante os resultados que você deseja alcançar, você pode se distrair e perceber que é fácil cair em tentação e voltar aos velhos hábitos.
Talvez esteja chovendo em um dia, e você realmente não queira sair para caminhar debaixo de chuva. Ou talvez seu dia esteja sendo muito puxado e em meio a correria você acabe se esquecendo do seu compromisso com as atividades em busca de novos hábitos. E é aí que surge a importante de acionar um lembrete diário. Então defina um alerta no seu telefone ou adicione o novo hábito à sua lista de tarefas diárias por um tempo.
Terceira Etapa: Faça parte da sua rotina até que se torne um hábito
Tenha consciência de que se demora algum tempo até que um novo comportamento se torne um verdadeiro hábito. Então até lá, manter a rotina irá te dar melhor vantagem. Mesmo antes que o novo comportamento se torne automático, uma rotina a ajudará a fazê-lo sem ter que gastar muita força de vontade ou depender de lembretes diários.
Então, torne essa caminhada diária (novo hábito) parte de sua rotina logo pela manhã, após o jantar ou no melhor horário que ela possa se encaixar.
E se você leu e tomou nota de tudo até aqui, parabéns!
Continue comprometida com seus avanços e resultados. Decida criar o novo hábito, pratique a sua rotina diariamente e você estará no caminho certo de formar um novo e bom hábito.
Comentarios